Contabilidade Pública - Conclusão

O empenho do setor publico em reconhecer o seu patrimônio se realiza na ocorrência principalmente do fato de ocorrência das mudanças relacionadas.

A priorização e obrigação de utilizar a contabilidade evidenciando não somente o orçamento mas também o patrimônio ocasionando consequentemente a reformulação do plano de contas, lançamentos e demonstrativos, além da formação dos custos do setor publico assim como o reconhecimento dos ativos e sua diminuição.
 
As mudanças instituídas, a principio, tende deixar mais visível a população as arrecadações e suas utilizações, assim como evitar fraudes e desvios, e ajudar a planejar medidas que melhore a aplicação futuras dos tributos.
 
E necessário que o processo de mudanças não se restrinja ao processo de mensuração dos fatos contábeis, mas em todos os processos envolvidos, como aprimorar as formas de arrecadação para torná-las mais iguais, reduzindo a sonegação e a informalidade, que fazem uma parte pagar mais e outra não, o controle da utilização, aumentado a eficiência no cumprimento das leis de licitação e combate ao desvio.
 
Assim com os contribuintes mais cientes e o poder púbico mais cocientes que os seus recursos não lhe pertence, mas que, ele apenas administra-os, procurando buscar o melhor interesse em comum do povo, tornando proporcional o que é destinado aos cofres publico com a contra partidas dos serviços oferecidos ao povo brasileiro

Referência

________. Lei no 4.320, de 17 de março de 1964. Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 mar. 1964, seção 1, p. 2.745.
 
______. Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988.
 
______. Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
________. RESOLUÇÃO CFC N.º 1.328/11, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade. 
Disponível em: http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1328.doc. Acesso em: 01 Dez. 2014.
 
________. Portaria MF 184, de 25 de agosto de 2008. Portaria da Convergência. Disponível em: http://www.fazenda.gov.br/institucional/legislacao/2008/portaria184. Acesso em: 01 Dez. 2014.
 
_____. International Public Sector Accounting Standards of the International
Federation of Accountants (IPSAS/IFAC). Disponível em: <http://www.ifac.org>.
Acesso em: 01 Dez. 2014.
 
SECRETARIA do TESOURO NACIONAL (STN). Nova Contabilidade
e Gestão Fiscal [on-line]. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/205525/CARTILHA_ENCONTRO_PREFEITOS.pdf. Acesso em: 01 Dez. 2014
 
______. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público: aplicado à União, Estados, Distrito Federal e Municípios: Parte Geral. Brasília. Disponível em: <https://www.tesouro.fazenda.gov.br>. Acesso em: 04 Dez. 2014.
 
MACHADO, Nelson. Sistema de informação de custo. Brasília: Enap, 2005.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003